Veja todas as categorias aqui.
Veja todas as condições aqui.
Caso os condutores com títulos de condução de países da OCDE e CPLP (acima indicados) pretendam ou tenham de trocar o seu titulo de condução por carta de condução portuguesa, devem observar os requisitos de emissão das cartas de condução previstos no Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, nomeadamente a verificação da aptidão física, mental e psicologia (realização de exame médico), ficando dispensados da submissão a provas de exame para todas as categorias que pretendam trocar.
Nota: Na submissão do pedido de troca de carta de condução estrangeira por Portuguesa, em conformidade com o Despacho n.º 12870-C/2021, de 31 de dezembro, são aceites processos de troca de carta de condução com manifestação de interesse emitidas até 31.12.2021.
No entanto, alerta-se que a conclusão do pedido de troca fica condicionada à apresentação do documento comprovativo de residência em território nacional.
Saiba mais aqui.
Mas se quiser trocar a carta de condução estrangeira, pode fazê-lo. Deve:
Realizar avaliação médica e o atestado médico deve ser disponibilizado pelo seu médico
na plataforma eletrónica de atestados médicos
Aceda aqui, preencha o formulário e submeta com a seguinte documentação:
Título de residência
Carta de condução
Certificado de avaliação psicológica, se tiver as categorias C/D/E
Certificado de autenticidade do título de condução, emitido pela entidade emissora ou serviço consular, com indicação das categorias obtidas por exame (e que tipo de prova) e das categorias obtidas por equivalência.
Tradução autenticada da carta de condução pelo serviço consular de Portugal ou de outro Estado membro no respetivo país, quando o seu conteúdo não estiver em língua portuguesa, francesa, inglesa ou espanhola.
Não é necessário enviar cópia do atestado médico eletrónico. Após ter sido emitido pelo médico o atestado é transmitido, por via eletrónica, ao IMT, I.P.
Após submissão do pedido deve aguardar comunicação dos serviços com indicação para deslocação ao balcão de atendimento do IMT.
Saiba mais aqui.
Tudo isto tem sido um grande problema de Portugal, o tempo de troca de cartas demora cerca de 1 ano ou maise mais, com o período de pandemia a situação piorou, esperamos que volte a ser como em 2018, em média 3 meses.
Pretendo obter o CAM (Certificado de aptidão de motorista) e CQM (Carta de qualificação de motorista), posso faze-lo sem trocar a carta de condução?
Saiba mais aqui.
Não, para obtenção de outras categorias é necessário trocar a carta de condução.
30€ (poderão haver mais custos associados).
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Saiba mais aqui.
Veja onde comprar aqui.
Se desejar adquirir o livro,
A vida do Condutor de Pesados na Europa!
Autor: Sergio B. Araújo
Publicado em Lisboa – Portugal
Solicite por e-mail motoristanaeuropa@gmail.com
Para trabalhar em outro país é necessário saber muitas informações sobre documentação e como conseguir um trabalho.
Contratar um profissional pode ser muito caro, por isso criamos a consultoria online com o passo a passo onde você pode realizar seu processo sem custos elevados.
Outra vantagem é que você receberá certificados da nossa plataforma que o ajudarão no processo de visto junto ao consulado.
Saiba mais aqui.
Onde deseja trabalhar?
Portugal saiba mais aqui,
Espanha saiba mais aqui,
Canadá saiba mais aqui,
Estados Unidos saiba mais aqui.